Preciosidades

quarta-feira, 28 de julho de 2010

Mais dicas de livros - Site "Sem Criatividade"

"Sem Criatividade"

Parodiando a seção de mesmo nome na SuperInteressante, vou aqui listar meus 5 livros favoritos e um que acho um lixo. Fui convidada primeiramente pelo queridíssimo Daniel Becher a responder ao meme e ontem pelo Adriano, então vamos lá.

CINCO LUXOS: livros que recomendo

A ordem em que vou apresentar os livros não é necessariamente do que mais gosto para o que menos gosto. Adoro todos esses livros dentre tantos outros, então, sem essa de “1º lugar, 2º lugar” e etc.

Meu Pé de Laranja Lima, de José Mauro de Vasconcelos
Acreditem ou não, a recém no início desse ano que fui ler esse livro. Esse é mais um clássico, tipo O Pequeno Príncipe, que eu também fui ler não faz muito tempo. Essa edição é tão velha quanto a história, só ver as orelhinhas, haha. O livro é de uma linguagem extremamente simples e tocante. Eu que não gosto de coisa fresca achei o livro lindo-lindo (ui!) e chorei que nem uma condenada quando o molequinho chorava pelo Portuga. Mas não foi com esse livro que eu bati meu recorde de lágrimas!

David Copperfield, de Charles Dickens
Eu juro que quando vi a capa pensei “Será David, o mágico?” heioahiea. Ignoranta! A grande diferença entre ler livros do século retrasado de escritores estrangeiros e livros nacionais é que é tããããão mais fácil e menos cansativo. Sabe Dom Casmurro? Eu li umas 3x, acho, mas NUNCA consegui sair da página 3 de Memórias Póstumas de Brás Cubas. Machado de Assis podia ter morrido antes de ter escrito qualquer livro. Voltando ao David Copperfield, uma linguagem simples pra época, mas bastante detalhada sobre os encantos da Inglaterra do século XIX. Em alguns trechos parece mesmo uma criança escrevendo, conforme o personagem se sentia. Recomendo! Por sinal, foi o último livro que li.

Marley & Eu, de John Grogan
Sim, foi com a morte do Marley que eu chorei por umas 2 horas. Só achei idiota o cachorro se chamar Marley em homenagem ao Bob Marley. Segundo o pseudojornalista do post retrasado os donos do cão seriam maconheiros. Mas eu chorei por vários motivos: porque o cão morreu (óbvio), porque eu estava na TPM, porque eu estava “de mal” com meu namorado HAHAHA. O livro é lindo, só não entendi porque é uma “biografia”, acho que se enquadrava melhor em outra seção.

Tudo que eu queria te dizer, da Martha Medeiros
Como todo gaúcha que se preza, eu gosto de Martha Medeiros. Pra quem não conhece, ela é uma cronista do maior melhor jornal do RS Sul do país, a Zero Hora. Páreo pra ela só David Coimbra, também gaúcho e cronista do mesmo jornal; a diferença é que ele “cronica” (inventei um verbo) na coluna de esportes. Futebol e mulheres, basicamente isso, mas é muito bom, pra quem quiser conhecer, indico A cantada Infalível, ele tem altas sacadas. Voltando à Martha.. TQEQTD (abreviei, sacou?) é uma série de crônicas em forma de cartas e uma não tem nada a ver com a outra. Pra quem gosta de crônica, como eu, é uma boa pedida. Pra quem gosta da Martha, como eu, COMPRE, vale a pena.

Fortaleza Digital, de Dan Brown
Conforme o comentário da Luciana no post do 21 horas, tenho que concordar que Dan Brown não é mesmo um bom escritor, mas os livros dele são sempre instigantes. Inclusive esse foi o último que li dele (acho que já li todos), e li em um dia, de tão contagiante que é a maneira como ele coloca as situações. Eu poderia colocar outros no lugar dele, mas esse eu tinha por perto para fotografar hahaha.

UM LIXO: leia por sua conta e risco

Acho difícil escolher um só para nunca recomendar e tacar fogo, portanto aí vão alguns dos livros que eu nunca lerei. E se já li, isso não vai se repetir.

Bíblia Sagrada: Eu não sou ateísta e nem pertenço a uma seita satânica, mas acho perda de tempo ler aquilo. Nas casas que morei, nunca tive um exemplar em casa e nem vou ter nas que morarei. Já O Evangelho Segundo o Espiritismo é outro assunto…

O Segredo: Se é um segredo por que alguém vai contar? E se contou por que o mundo inteiro não está rico?

Memórias Póstumas de Brás Cubas: Dá sono, não lembro de nada que li nas 3 páginas, só que tinha um morto.

Antes do Baile Verde: Li para o vestibular, uma merda de livro. São contos, até tem alguns que se salvam, mas a escritora é uma pain in the ass!"

(LINKS MEUS!)

Fonte: site "Sem Criatividade", postagem de 02/04/2008.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.