Preciosidades

quarta-feira, 7 de julho de 2010

Ler e "ler". Quinze (15) livros para se comprar no escuro


Entendo que um livro (falo de um bom livro) deva cumprir seu papel, num desses três principais pilares: entretenimento, aculturação e/ou crítica social. Todos simultaneamente (com mérito), ou pelo menos um ou alguns deles. Ler por ler, ou ler qualquer coisa traz muito pouco ou nenhum benefício ao leitor. Então, é o caso de se pensar, refletir e não se arrepender mais. Dê mais valor ao seu suado dinheiro e, claro, ao seu exíguo tempo de leitura. Compre e leia livros que valham realmente à pena. Menciono três importantes recomendações:

- Primeira: esqueça da lista dos mais vendidos da revista veja, pois é puro marketing, livros feitos sob encomenda, volumosos, caros e de pouco ou quase nenhum conteúdo. Não há isenção na pesquisa. A revista veja, muito provavelmente, ganha para publicar aquela lista e as editoras não devem pagar pouco. Então, faça como eu: ignore-a ou a use ao contrário, e não leia exatamente os livros lá relacionados;

- Segunda: esqueça das “literatices” daqueles livros indicados para leitura de vestibular (são chatos e é um dos principais motivos da maioria dos jovens odiar literatura brasileira) e, também, esqueça dos livros premiados, em concursos literários suspeitos,  que ninguém leu ou que nunca se ouviu falar. Procure na internet alguma resenha de algum leitor confiável e não confie apenas naquela meia dúzia de palavras que as editoras publicam junto à foto do livro;

- Terceira: saiba identificar os “pseudo-livros”, aqueles considerados por muitos como sub-literatura, tais como, livros de auto-ajuda (só funcionam enquanto se lê! Paulo Coelho está incluso); livros esotéricos (Paulo Coelho, de novo); psicografados (do gênero Zíbia); e dos famosos romancezinhos “água-com-açúcar” do tipo Sabrina, Bárbara Cartland, Heinz Konsalik e outras “coisas” parecidas. São livros produzidos, única e exclusivamente, com o objetivo de lucro.

Então, eis, a seguir, a dica de quinze (15) livros para se comprar no escuro,  cuja ordem é aleatória. A maioria pode ser encontrada na Livraria Cultura. (Clique nos títulos) É leitura sem frustração, excelentes livros de escritores qualificados. A boa literatura brasileira contemporânea. Mas sei que sempre haverá quem discorde, fazer o quê? “Toda a unanimidade é burra” (Nelson Rodrigues).

Grande Homem Mais ou Menos. Luís Pimentel (2007- Bertrand Brasil)

Balé Ralé. Marcelino Freire (2003- Atelie Editorial)

Fátima fez os pés pra mostrar na choperia. Marcelo Mirisola (2006 – Estação Liberdade)

Naquela época tínhamos um gato. Nelson de Oliveira (1998 – Companhia das Letras)

Contos Negreiros. Marcelino Freire (2005 – Record)

Miss Danúbio. Marçal Aquino (1994 – Scritta)

Os saltitantes seres da Lua. Nelson de Oliveira (1997 – Relume Dumara)

A timidez do monstro. Paulo Scott (2006 – Objetiva)


Senhor Escuridão. Paulo Scott (2006 – Bertrand Brasil)

Ainda Orangotangos. Paulo Scott (2007 – Bertrand Brasil)

As Fomes de Setembro. Marçal Aquino (1991- Estação Liberdade)

Idade do Zero. Zeh Gustavo (2005 – Escrituras)

A perspectiva do quase. Zeh Gustavo (2008 – Escrituras)

Homem procura menina e outras estórias. Julio Gavinho (2004 – Germinal)

Divulgue a sua lista de preferidos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.