Preciosidades

domingo, 30 de janeiro de 2011

24 Setembro 2010 - Um texto de Jéssica Parizotto


Três amigos bebem enquanto o mar se estende sobre a areia imóvel. O calor levanta um vapor salgado do chão do bar em que eles estão, mas isso não faz muita diferença por que eles seguram seus copos com as mãos salmorentas de um suor acumulado. 
 
A noite espalhada dá seus avisos, apedrejada de estrelas: amanhã o sol vai se derreter pelo chão da praia.
 
De repente um deles aponta ligeiro ao céu, se arrepende imediatamente, por que lembra o que a mãe falava na infância distante: apontar para estrela dá verruga e assoviar à noite chama coisa ruim. Mas já era tarde, os amigos seguiram o gesto e enxergaram também a estrela que se desprendia do céu com uma lenta pressa. Todos se lembraram da infância mais uma vez e fizeram silêncio por fora, mas dentro uma voz fazia um pedido.

- Quero ganhar na mega sena!
 
Todos se entreolharam e riram de si mesmos, sentindo-se os mesmos três meninos de anos atrás, jogando pedras no rio, pulando de uma pedra para o mar, e inventando mentiras maiores que as de hoje.

- Eu pedi pra ganhar na mega sena!
- E eu pra ficar rico... Dá na mesma.
- Bom, eu pedi pra comer a Rita, que é a única coisa que me importa agora...

E riram. Mas outra estrela escorria do céu e mais uma vez eles fizeram os pedidos.

- Que a pesca seja boa.
- Que a minha mulher não engravide mais!
- Que a Rita seja boa como dizem...
- Que a reforma do barco saia barato
- Que a minha mulher não engravide mais, mas continue quentinha como ela é...
- Que a Rita não faça doce...
- Que o mar volte a dar como há cinco anos dava.
- Que a minha mulher volte a dar como dava há cinco anos!
- Que a Rita dê como nunca...
- Que a conta de hoje não seja muito alta!
- Que a minha mulher ainda esteja acordada quando eu chegar...
- Que a Rita venha servir a gente de novo, que eu prefiro ela a essa outra galega sem graça!

E, quando a décima segunda estrela se soltou do céu naquela noite, o único pedido que eles tinham a fazer era:
 
- Rita, traz mais uma rodada! 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.