Preciosidades

domingo, 17 de outubro de 2010

L.I.V.R.O. por Millôr Fernandes


Um novo e revolucionário conceito de tecnologia de informação

Na deixa da virada do milênio, anuncia-se um revolucionário conceito de tecnologia de informação, chamado de Local de Informações Variadas, Reutilizáveis e Ordenadas - L.I.V.R.O.

L.I.V.R.O. representa um avanço fantástico na tecnologia. Não tem fios, circuitos elétricos, pilhas. Não necessita ser conectado a nada nem ligado. É tão fácil de usar que até uma criança pode operá-lo. Basta abri-lo!

Cada L.I.V.R.O. é formado por uma seqüência de páginas numeradas, feitas de papel reciclável e capazes de conter milhares de informações. As páginas são unidas por um sistema chamado lombada, que as mantêm automaticamente em sua seqüência correta.

Através do uso intensivo do recurso TPA - Tecnologia do Papel Opaco - permite-se que os fabricantes usem as duas faces da folha de papel. Isso possibilita duplicar a quantidade de dados inseridos e reduzir os seus custos pela metade!

Especialistas dividem-se quanto aos projetos de expansão da inserção de dados em cada unidade. É que, para se fazer L.I.V.R.O.s com mais informações, basta se usar mais páginas. Isso, porém, os torna mais grossos e mais difíceis de serem transportados, atraindo críticas dos adeptos da portabilidade do sistema.

Cada página do L.I.V.R.O. deve ser escaneada opticamente, e as informações transferidas diretamente para a CPU do usuário, em seu cérebro. Lembramos que quanto maior e mais complexa a informação a ser transmitida, maior deverá ser a capacidade de processamento do usuário.

Outra vantagem do sistema é que, quando em uso, um simples movimento de dedo permite o acesso instantâneo à próxima página. O L.I.V.R.O. pode ser rapidamente retomado a qualquer momento, bastando abri-lo. Ele nunca apresenta "ERRO GERAL DE PROTEÇÃO", nem precisa ser reinicializado, embora se torne inutilizável caso caia no mar, por exemplo.

O comando "browse" permite fazer o acesso a qualquer página instantaneamente e avançar ou retroceder com muita facilidade. A maioria dos modelos à venda já vem com o equipamento "índice" instalado, o qual indica a localização exata de grupos de dados selecionados.

Um acessório opcional, o marca-páginas, permite que você faça um acesso ao L.I.V.R.O. exatamente no local em que o deixou na última utilização mesmo que ele esteja fechado. A compatibilidade dos marcadores de página é total, permitindo que funcionem em qualquer modelo ou marca de L.I.V.R.O. sem necessidade de configuração.

Além disso, qualquer L.I.V.R.O. suporta o uso simultâneo de vários marcadores de página, caso seu usuário deseje manter selecionados vários trechos ao mesmo tempo. A capacidade máxima para uso de marcadores coincide com o número de páginas.

Pode-se ainda personalizar o conteúdo do L.I.V.R.O. através de anotações em suas margens. Para isso, deve-se utilizar um periférico de Linguagem Apagável Portátil de Intercomunicação Simplificada - L.A.P.I.S. Portátil, durável e barato, o L.I.V.R.O. vem sendo apontado como o instrumento de entretenimento e cultura do futuro. Milhares de programadores desse sistema já disponibilizaram vários títulos e upgrades utilizando a plataforma L.I.V.R.O.


Fonte: amigos do livro

Leia também a versão BOOK

Relatório Tecnológico: Anúncio de um dispositivo armazenador de conhecimento organizado embutido:

Built-in Orderly Organized Knowledge  – também conhecido por B.O.O.K.
 
B.O.O.K
B.O.O.K

O BOOK é um avanço revolucionário na tecnologia: sem fios, sem circuitos eletrônicos, sem baterias, nada a ser conectado ou ligado. É tão fácil usá-lo que até uma criança pode operá-lo. Apenas vire a capa! Compacto e portátil, pode ser usado em qualquer lugar – até mesmo numa poltrona perto da lareira – com potência suficiente para armazenar tantos dados quanto num CD-ROM.

Veja como funciona…

Cada BOOK é composto de folhas de papel (reciclado) numeradas seqüencialmente, cada uma capaz de conter milhares de bits de informação. Estas folhas são reunidas num dispositivo chamado “encadernação” que as mantém na sua seqüência correta. A Tecnologia de Papel Opaco (TPO) permite aos fabricantes usar os dois lados da folha, duplicando a densidade de informação e cortando os custos pela metade. 

Há controvérsias com relação aos futuros aumentos da densidade de informação. Atualmente um BOOK com mais informação simplesmente possui mais páginas. Isto pode torná-los mais grossos e difíceis de carregar, e já está ocorrendo uma crítica por parte do mundo da computação móvel. Cada folha é escaneada opticamente, registrando a informação diretamente no seu cérebro. Ummovimento de dedo leva você à página seguinte. O BOOK pode ser levado para qualquer lugar e usado simplesmente abrindo-o. O BOOK nunca trava e nunca precisa de ser rebutado, embora, como outros equipamentos, possa tornar-se inutilisável se cair na água. Um dispositivo chamado “folhear” permite-lhe passar instantaneamente para qualquer página, indo para a frente ou para trásconforme sua necessidade. O BOOK pode ser provido de um dispositivo de “índice”, que aponta para a localização exata de qualquer informação selecionada para uma recuperação instantânea.

Um acessório opcional chamado “marcador” permite-lhe abrir o BOOK no ponto exato em que foi deixado na sessão anterior, mesmo que ele tenha sido fechado. Esses “marcadores” são universais, e portanto podem ser usados em qualquer BOOK de qualquer fabricante. Ademais, vários marcadores podem ser usados em um único BOOK se o usuário desejar guardar vários pontos de acesso. A quantidade de “marcadores” é limitada ao número de páginas.

O equipamento é ideal para armazenamento de longo prazo. Testes de projeção provaram que ele deve continuar sendo legível por vários séculos, e, devido à interface com o usuário extremamente simples, ser compatível com novas tecnologias de leitura.

Você pode tomar notas pessoais no próprio BOOK ao lado da própria informação com uma ferrmanta de programação opcional, chamada PENCILS (Portable Erasable Nib Cryptic Intercommunication Language Stylus). Portátil, durável e barato, o BOOK está sendo apontado como a onda de entretenimento do futuro. O apelo do BOOK parece tão certo que milhares de empresas já se dispuseram a produzi-lo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.