Preciosidades

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Toxoplasma gondii e a Toxoplasmose.


“Lady Gaga. Barack Obama. A presidente do FMI. A criatura mais influente do mundo não é nenhuma dessas. É um protozoário minúsculo, mas com uma capacidade poderosíssima: transformar mamíferos em zumbis. E isso inclui o ser humano. Tudo começa nas fezes. De gato. Quando um rato (ou um ser humano) entra em contato com elas e é infectado pelo Toxoplasma, seu comportamento muda. O rato adquire um instinto bizarro: passa a se sentir atraído pelo cheiro de gatos. É o Toxoplasma manipulando o cérebro da vítima, com um propósito terrível. O parasita quer que o rato seja morto e comido por um gato - pois quando isso acontece, ele infecta o gato (que não apresenta nenhum sintoma) e volta a se propagar.
Nos seres humanos, a doença tem sintomas leves, típicos de gripe. A maioria das pessoas nem sabe que foi infectada - 67% dos brasileiros são portadores do parasita. Mas ele também mexe com o cérebro humano. Vários estudos feitos a partir da década de 1990 indicam que os infectados apresentam mudanças de personalidade. Os homens tendem a quebrar mais regras, assumir mais riscos e ter capacidade intelectual menor. As mulheres, ao contrário, se tomam mais inteligentes e sociáveis. Ambos ficam mais promíscuos. Ambos se envolvem em 2,5 vezes mais acidentes de trânsito.

Segundo um estudo da Universidade da Califórnia, o Toxoplasma também poderia explicar as diferenças culturais entre paises com poucos infectados (como Inglaterra e EUA, com 6% e 12%, respectivarnente) e outros onde ele é mais comum, como Espanha (22%) e Itália (32%). O tal “sangue latino”, na verdade, pode ser apenas um efeito do parasita.” (In “O verdadeiro dono do mundo”, Revista Superinteressante, Agosto de 2011, p.78)

Depoimento de vítima: o texto acima parece cômico ou deboche, mas não totalmente. Tem muito de verdadeiro. Fui vítima do Toxoplasma há 11 anos. Na época, os primeiros sintomas se pareciam com os de uma gripe comum: febre de 1 grau a 1 grau e meio, desconforto, mal-estar, enjôo. Passei por 5 médicos, fui atendido em hospitais, fiz exames e nada era conclusivo. Por fim, fui atendido por uma médica de Florianópolis que pediu vários exames, hemograma completo, inclusive de HIV, e por fim diagnosticou, “toxoplasmose”. Imediatamente, fui encaminhado a um médico especialista em tratar vítimas da doença.

De imediato, lembrei que havia tido contato com areia em um prédio que residia na época. Areia e fezes de gato, um prato cheio. Quando foi diagnosticada a doença, eu já havia perdido 8 quilos, estava magro e pálido. Minha visão estava comprometida, via vários pontinhos sobrepostos na imagem e a visão ficava embaçada. O toxoplasma pode atacar a visão ou o cérebro, quando, então, é mais grave. Lembrem-se da morte da atriz MiriamPires, cujo diagnóstico foi “vítima de toxoplasmose”, no cérebro.

O tratamento requer urgência, sob um ataque com medicamentos fortes que acabam drasticamente com o ferro do organismo, o que requer suplementos específicos. O fígado também é afetado durante o tratamento, exigindo exames periódicos para não comprometê-lo. E, por fim, nunca interromper o tratamento sob pena de danos físicos irreparáveis. Além do risco de morte.

Uma curiosidade dos meus sintomas: durante 45 dias eu perdi completamente o apetite, a febre era intermitente, e só conseguia comer iogurte e beber suco de laranja. Carne e o simples cheiro de outros alimentos me davam enjôo: característica muito comum em mulheres grávidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.